Pensando em economizar na conta de luz e ajudar a salvar o planeta?
E
Entenda agora como funciona o sistema de energia solar fotovoltaica.

É um sistema que gera energia limpa e renovável que vai lhe possibilitar valorizar a sua propriedade além de gerar a sua própria energia elétrica e praticamente acabar com a sua conta de luz!

O sistema fotovoltaico residencial permite a você gerar parte ou toda a energia que você consome na sua casa ou propriedade, assim, se livrando de boa parte da sua conta de luz para sempre. Para se calcular o tamanho de um sistema fotovoltaico residencial usa-se como base a conta de luz (O seu consumo mensal de energia), a área disponÃvel para receber os painéis solares e a localização geográfica (Os Ãndices de irradiação solar variam muito de acordo com a região).
O sistema Solar fotovoltaico pode utilizar de dois tipos de instalação que são conhecidas como: On- Grid e Off Grid. As instalações On-Grid ou Grid-tie utilizam uma tecnologia moderna e recente no Brasil, caracterizada por ser interligada com a rede elétrica da distribuidora de energia. Esse sistema está se tornando mais popular no Brasil e no mundo, sobretudo nos paÃses asiáticos e europeus, uma vez que pode ser utilizado para suprir as necessidades energéticas de residências, industrias, comércio, ou por qualquer outro consumidor da rede. Esta tecnologia se destaca em virtude do menor investimento se comparado com o sistema Off-Grid (que faz a utilização de baterias). Outro diferencial no sistema On-Grid é o sistema de compensação de energia estabelecido pela Res. 482/2012 da Aneel, que defende que qualquer indivÃduo pode gerar sua própria energia e injetá-la na rede da distribuidora local, gerando assim créditos que serão compensados no valor da conta de fornecimento de energia, podendo esses créditos ser utilizados em outras unidades consumidoras desde que em mesma titularidade.

Questionamentos:
Quem usa sistemas fotovoltaicos residenciais de energia solar conectados a rede elétrica?
Qualquer residencia que quer gerar parte ou toda a energia que consomem com energia solar.
Qual a diferença entre sistema fotovoltaico de energia solar residencial dos demais?
A diferença é a capacidade de geração (Kwp) do sistema fotovoltaico. Sistemas residenciais conectados a rede elétrica, são caracterizados por seu tamanho, i.e, uma residência comum raramente vai precisar de um gerador de energia solar maior do que 10Kwp (que ocupa uma área máxima de 70m2), em média, casas de 3 quartos precisam de um sistema de 3kwp( 21m2). Então caracteriza-se como sistema fotovoltaico residencial o de potência instalada entre 1Kwp e 10Kwp.